Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Skip Navigation LinksAeroportoFacilitado

Aeroporto Facilitado

Conheça a nova forma da BH Airport de gerenciar os horários de pouso e decolagem

Seguindo os padrões e melhores práticas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a BH Airport foi declarada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) como um Aeroporto de Interesse (nível 2, ou Facilitado").

Isso significa que a partir de 30/10/16 os voos que operam no Aeroporto irão seguir os procedimentos previstos pelo Worldwide Slots Guideline, um guia com melhores práticas da IATA para gerenciamento dos horários de pouso e decolagem.

Com a mudança, os processos de inclusão, alteração e exclusão de voos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte tornam-se mais rápidos e transparentes.

A principal mudança é a gestão dos horários de utilização da pista - que antes era realizado pelo Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea - CGNA - e a partir dessa data passa a ser realizada pelo próprio aeroporto.

Os horários de pouso e decolagem passam a ser gerenciados por temporada. A Temporada de Verão (Summer) vai de março a outubro e a Temporada de Inverno (Winter) ocorre de outubro a março do ano seguinte.

Dessa forma, é mais simples evitar a reserva de infraestrutura e conhecer os voos que efetivamente irão ocorrer, fato menos concreto com o processo anterior, baseado em Horários de Transporte (HOTRAN).

O que é?

  • Divulgação da Declaração de Capacidade

A BH Airport divulgará a declaração de capacidade do AIBH em seu website.


  • Divulgação da lista de histórico (SHL)

A BH Airport irá determinar a historicidade dos movimentos baseada na programação operada no AIBH na temporada equivalente anterior. Com a identificação destes movimentos, os detalhes do histórico serão disponibilizados para todas as companhias aéreas em formato SHL.


  • Validação dos históricos de slots (AHD)

As empresas aéreas devem validar a SHL, indicando quaisquer divergências à BH Airport. Estas divergências serão discutidas entre a BH Airport e a empresa aérea, sendo cada horário tratado individualmente.


  • Submissão inicial

Todas as empresas aéreas devem enviar suas solicitações (incluindo históricos acordados e novos horários), tanto para voos regulares de passageiros como de carga, à BH Airport. A BH Airport recomenda que seja informado o status do histórico (histórico/ampliação da oferta para o ano/mudança no histórico, novo voo...) de todos os voos em um campo adicional durante a submissão inicial. Será considerado histórico o voo que mantiver sua frequência, horários de chegada/partida e número de assentos.


  • Divulgação da Alocação Inicial (SAL)

A BH Airport deve confrontar todas as solicitações de horário e identificar períodos em que tais solicitações excedam a capacidade declarada. Os horários nessas condições serão alocados por critérios de prioridades. Todas as empresas aéreas serão informadas sobre quaisquer alterações de horários em seus voos.


  • Conferência Internacional de Slots (SC)

Durante a SC, as empresas aéreas que operam voos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte poderão discutir movimentações nos horários alocados, realizar trocas entre companhias e rever horários anteriormente negados. Caso a BH Airport não participe presencialmente da SC, todos os ajustes poderão ser feitos por mensagens, sendo que o Aeroporto se compromete a responder as mensagens recebidas o mais rapidamente possível, dentro das limitações de fuso horário (quando houver).


  • Devolução de slots (SRD)

De acordo com o calendário de facilitação, nesta fase as empresas aéreas devem devolver à BH Airport os horários que não serão operados durante a temporada.


  • Conferência Nacional de Slots (SCB)

Na SCB, as empresas aéreas poderão rever a solicitação de horários antes negados, trocar horários entre empresas, devolver e negociar novas alocações de horários.


  • Divulgação da Base de Referência (BDR)

A Base de Referência, programação de voos resultante das etapas anteriores, é divulgada a todas as empresas aéreas. Essa base será referência para gerenciamento dos horários na temporada equivalente no ano seguinte.


  • Vigência da Temporada

No período de vigência da temporada, os voos constantes na Base de Referência e suas eventuais alterações serão operados pelas empresas aéreas e monitorados pela BH Airport. Importante ressaltar que após a divulgação da BDR serão aceitas modificações nos horários alocados, bem como devoluções e solicitações de novos horários. Porém, esses ajustes não serão incorporados à Base de Referência, ou seja, não serão priorizados os voos que forem solicitados pós-BDR.

Solicitar um horário

Para solicitar um horário de pouso ou decolagem, deve-se seguir as instruções abaixo:

  • Três dias antes da operação do voo solicitar o horário através do email slot@bh-airport.com.br, seguindo o padrão de mensagem IATA. Para solicitar, alterar ou deletar um horário, deve-se utilizar a mensagem tipo SMA. Maiores detalhes sobre a estrutura das mensagens podem ser acessados aqui.

  • Menos de três dias para a operação: o pedido deve ser enviado para apoc@bh-airport.com.br. Nesse caso, devem ser solicitadas apenas operações para os próximos 3 dias. Voos acima desse prazo não serão considerados para análise. O e-mail deve conter as especificações do Suplemento AIP 118/2016 para voos de aviação geral e as mesmas informações da mensagem SMA para voos comerciais (incluindo fretamentos, traslados e posicionamentos).

Contatos e links úteis

Contato

Solicitações e dúvidas: slot@bh-airport.com.br

Solicitações com prazo inferior a 3 dias para operação: apoc@bh-airport.com.br

OCS CNF - Informações sobre utilização de capacidade: https://ocs.pdc.com


Links úteis

ANAC: www.anac.gov.br

Página sobre slots da ANAC: http://www2.anac.gov.br/slot

IATA: www.iata.org

OCS - Informações sobre outros aeroportos: www.online-coordination.com


Temporadas