Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Skip Navigation Linksresponsabilidade

Responsabilidade Socioambiental

Meio ambiente e sustentabilidade

A BH Airport acredita no papel fundamental do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para fomentar o desenvolvimento econômico de Minas Gerais e da região onde está inserido. A concessionária é uma empresa comprometida com a vida das pessoas e com o desenvolvimento regional sustentável. Essa é uma de nossas crenças.

Redução de Consumo de Energia Elétrica


Consumo de Energia Elétrica Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, Confins

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte tem implementado projetos para modernizar os sistemas de iluminação, visando redução do consumo de energia e consequentemente reduzir o impacto ambiental, bem como melhorar a experiência da comunidade aeroportuária.

O Terminal de Passageiros 2, desde a sua concepção, foi construído observando as melhores técnicas de eficiência energética, com 100% das luminárias com tecnologia em led e sistema de monitoramento e acionamento remoto, além do aproveitamento da luz natural através de moderno projeto arquitetônico.

Em 2019 foi efetuada a substituição das luminárias de balizamento do sistema de pistas. As luminárias foram substituídas por equipamentos com tecnologia led e reguladores modernos, proporcionando uma redução no consumo de energia elétrica de pelo menos 30% deste sistema.

Estamos promovendo a reforma da sala de embarque do Terminal 1, com conclusão prevista para final de 2022, no qual 100% do sistema de iluminação será substituído por luminárias com tecnologia em led, com maior eficiência.

O Aeroporto possui um indicador de desempenho, baseado no consumo de energia elétrica do aeroporto e na movimentação de passageiros que passam pelos nossos terminais, dada em consumo medido por passageiro (kWh/PAX). A meta estabelecida para 2021 é que o indicador não ultrapasse o consumo unitário de 4,0 kWh/PAX. Com isso, atingiremos a melhoria desse indicador reduzindo o consumo unitário em comparação ao ano anterior (2020).

Redução de Consumo de Água


Consumo de Água Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, Confins

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte conta com moderno sistema de reutilização de águas cinzas e reaproveitamento de águas pluviais no Terminal 2 do aeroporto. As águas cinzas são provenientes da limpeza de banheiros, saguões, além dos efluentes de pias de cozinhas dos estabelecimentos comerciais. As águas coletadas recebem tratamento físico-químico, e são reaproveitadas no abastecimento das instalações sanitárias para descargas de vasos sanitários, mictórios e irrigação da jardinagem.

Já no Terminal 1, temos um projeto em andamento, que promoverá a reutilização de águas cinzas do próprio terminal. Trata-se de uma grande central de tratamento, baseada em tratamento físico-químico e um moderno sistema microbiológico para recuperação da água. Com a entrada em operação plena previsto para 2022, esta estação de tratamento será capaz de tratar 223,7 m3 de água por dia.

O aeroporto possui indicador de desempenho de eficiência do consumo de água, baseado no consumo do aeroporto em litros em comparação a movimentação de passageiros (litros/PAX). Para o ano de 2021 temos como meta que o consumo unitário não ultrapasse os 25,0 litros/PAX, que corresponde a redução dos consumos unitários médios dos últimos dois anos (2019 e 2020).

Redução de Geração de Resíduos

Redução de Emissão de Gases do Efeito Estufa

Redução de Ruído Aeronáutico

Integração com a comunidade

A BH Airport busca disseminar valores, estabelecer parcerias e promover a integração com a comunidade para que o desenvolvimento regional seja ambientalmente sustentável.

Uma característica importante da localização do Aeroporto é a proximidade à área que possui um dos sítios arqueológicos mais importantes do País e reconhecidos internacionalmente desde que, no século XIX, o naturalista dinamarquês Peter Lund descobriu fósseis de animais extintos e ossos dos primeiros habitantes da região de Lagoa Santa.

Ao valorizar iniciativas de caráter amplo, a BH Airport espera estimular a consciência ambiental, a preservação da biodiversidade e também do Patrimônio Cultural e Ambiental da região do entorno do Aeroporto.

Conheça algumas dessas iniciativas

Educação e Cultura