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Conheça a forma do BH Airport de gerenciar os horários de pouso e decolagem

Seguindo os padrões e melhores práticas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), o BH Airport foi declarado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como um Aeroporto de Interesse (nível 2 ou “Facilitado").

Isso significa que, desde 30 de outubro de 2016, os voos que operam no aeroporto seguem os procedimentos previstos pelo Worldwide Slots Guideline, um guia com melhores práticas da Iata para gerenciamento dos horários de pouso e decolagem.

Com isso, os processos de inclusão, alteração e exclusão de voos no BH Airport são rápidos e transparentes. Inclusive, a gestão dos horários de utilização da pista é realizada pelo próprio aeroporto.

Os horários de pouso e decolagem são gerenciados por temporada. A de verão (summer) vai de março a outubro e a temporada de inverno (winter) ocorre de outubro a março do ano seguinte.

O que é?

  • Divulgação da Declaração de Capacidade

O BH Airport divulgará a declaração de capacidade do aeroporto em seu website.


  • Divulgação da lista de histórico (SHL)

O BH Airport irá determinar a historicidade dos movimentos com base na programação operada no aeroporto na temporada equivalente anterior. Com a identificação desses movimentos, os detalhes do histórico serão disponibilizados para todas as companhias aéreas em formato SHL.


  • Validação dos históricos de slots (AHD)

As empresas aéreas devem validar a SHL, indicando quaisquer divergências ao BH Airport. Essas divergências serão discutidas entre o aeroporto e a empresa aérea, sendo cada horário tratado individualmente.


  • Submissão inicial

Todas as empresas aéreas devem enviar suas solicitações (incluindo históricos acordados e novos horários), tanto para voos regulares de passageiros como de carga, ao BH Airport. O aeroporto recomenda que seja informado o status do histórico (ampliação da oferta para o ano/mudança no histórico, novo voo) de todos os voos em um campo adicional durante a submissão inicial. Será considerado histórico o voo que mantiver sua frequência, horários de chegada/partida e número de assentos.


  • Divulgação da Alocação Inicial (SAL)

O BH Airport deve confrontar todas as solicitações de horário e identificar períodos em que tais solicitações excedam a capacidade declarada. Os horários nessas condições serão alocados por critérios de prioridades. Todas as empresas aéreas serão informadas sobre quaisquer alterações de horários em seus voos.


  • Conferência Internacional de Slots (SC)

Durante a SC, as empresas aéreas que operam voos no BH Airport poderão discutir movimentações nos horários alocados, realizar trocas entre companhias e rever horários anteriormente negados. Caso o BH Airport não participe presencialmente da SC, todos os ajustes poderão ser feitos por mensagens, sendo que o aeroporto se compromete a responder as mensagens recebidas o mais rápido possível, dentro das limitações de fuso horário (quando houver).


  • Devolução de slots (SRD)

De acordo com o calendário de facilitação, nesta fase as empresas aéreas devem devolver ao BH Airport os horários que não serão operados durante a temporada.


  • Conferência Nacional de Slots (SCB)

Na SCB, as empresas aéreas poderão rever a solicitação de horários antes negados, trocar horários entre empresas, devolver e negociar novas alocações de horários.


  • Divulgação da Base de Referência (BDR)

A Base de Referência, programação de voos resultante das etapas anteriores, é divulgada a todas as empresas aéreas. Essa base será referência para gerenciamento dos horários na temporada equivalente no ano seguinte.


  • Vigência da Temporada

No período de vigência da temporada, os voos constantes na Base de Referência e suas eventuais alterações serão operados pelas empresas aéreas e monitorados pelo BH Airport. Importante ressaltar que após a divulgação da BDR serão aceitas modificações nos horários alocados, bem como devoluções e solicitações de novos horários. Porém, esses ajustes não serão incorporados à Base de Referência, ou seja, não serão priorizados os voos que forem solicitados pós-BDR.

Solicitar um horário

Para solicitar um horário de pouso ou decolagem, deve-se seguir as instruções abaixo:

  • Três dias antes da operação do voo solicitar o horário através do email slot@bh-airport.com.br, seguindo o padrão de mensagem IATA. Para solicitar, alterar ou deletar um horário, deve-se utilizar a mensagem tipo SMA. Maiores detalhes sobre a estrutura das mensagens podem ser acessados aqui.

  • Menos de três dias para a operação: o pedido deve ser enviado para apoc@bh-airport.com.br. Nesse caso, devem ser solicitadas apenas operações para os próximos 3 dias. Voos acima desse prazo não serão considerados para análise. O e-mail deve conter as especificações do Suplemento AIP 118/2016 para voos de aviação geral e as mesmas informações da mensagem SMA para voos comerciais (incluindo fretamentos, traslados e posicionamentos).

Contatos e links úteis

Contato

Solicitações e dúvidas: slot@bh-airport.com.br

Solicitações com prazo inferior a 3 dias para operação: apoc@bh-airport.com.br

OCS CNF - Informações sobre utilização de capacidade: https://ocs.pdc.com


Links úteis

ANAC: www.anac.gov.br

Página sobre slots da ANAC: http://www2.anac.gov.br/slot

IATA: www.iata.org

OCS - Informações sobre outros aeroportos: www.online-coordination.com


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