Ícone wifi
Wifigrátis
Ícone librasRQS

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

BH Airport Logo
ícone do logotipo do BH Airport

Releases

Tudo o que acontece no BH Airport

Acesse as principais notícias do terminal internacional mineiro.

Releases

Aqui você encontra o direcionamento para pautas relevantes sobre o universo da aviação e desenvolvimento aeroportuário. Contextualizamos nossas ações com tudo o que acontece no Brasil e no mundo, reforçando nosso compromisso social, com o meio ambiente e sustentabilidade.

Escola digital co.liga alcança mais de 50 cursos gratuitos e beneficia milhares de jovens no Brasil
9 de abril de 2025

Escola digital co.liga alcança mais de 50 cursos gratuitos e beneficia milhares de jovens no Brasil

A co.liga, escola digital da Fundação Roberto Marinho e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), com o apoio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação do BH Airport, ultrapassou a marca de 50 cursos gratuitos disponíveis em sua plataforma online, com quatro novas ofertas na área de gastronomia. Os cursos abrangem diversas áreas, como tecnologia, negócios, comunicação, música, educação e desenvolvimento pessoal, entre outros.

Por meio do site oficial da co.liga, pessoas a partir de 15 anos podem realizar as aulas virtualmente e, ao concluir as atividades, recebem um certificado de conclusão. Essa iniciativa reforça um dos principais compromissos do Instituto CCR: democratizar o acesso à educação e promover formação de qualidade para pessoas de todas as regiões do Brasil. Até o final do primeiro semestre de 2025, o projeto tem a meta de inscrever 100 mil jovens em todo o país.

“Acreditamos que a educação é a chave para impulsionar a economia criativa no Brasil. Por isso, nosso apoio à co.liga vai além da formação técnica; estamos contribuindo para a criação de um futuro mais inclusivo e inovador, ao fomentar a capacitação de 100 mil jovens. Dessa forma, buscamos fortalecer setores estratégicos como arte, design, tecnologia, gastronomia e negócios, permitindo que esses jovens se tornem protagonistas do desenvolvimento econômico e social do país”, afirma Renata Ruggiero, presidente do Instituto CCR.

Para o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, a coliga é parte da estratégia da Fundação de atuar com a inclusão produtiva das juventudes. “É um projeto de educação digital e criação de oportunidades de vivências práticas de trabalho, muito importante para os jovens, principalmente os que mais sofrem com as desigualdades sociais do Brasil.

Para realizar a inscrição, basta entrar no site da escola co.liga: coliga.digital

Novos laboratórios físicos

Além da opção de estudar online, os alunos também podem frequentar um dos 73 laboratórios físicos da co.liga, espalhados por 11 estados. Em novembro do ano passado, o Instituto CCR, a CCR Aeroportos, a co.liga e a Associação Mandigueiros do Amanhã inauguraram o primeiro laboratório na cidade de São Luís (MA), com capacidade para atender até 500 pessoas.

Apoio à educação

Em 2024, o Grupo CCR reafirmou seu compromisso de investir R$ 750 milhões em iniciativas de impacto social até 2035, focando nos pilares de Educação & Cultura, Mobilidade & Cidades Sustentáveis, e Saúde & Segurança.

Na área da educação, o Instituto CCR também oferece o programa Caminhos para a Cidadania, que visa à formação contínua de educadores para promover a transformação das práticas pedagógicas. Em 2024, o programa beneficiou mais de 6 mil professores, oferecendo cursos, materiais didáticos e jogos educativos.

Sobre o Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 6 mil professores em 1.700 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 18 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

BH Airport inaugura voo direto para Porto Alegre
5 de setembro de 2025

BH Airport inaugura voo direto para Porto Alegre

Porto Alegre é o mais novo destino doméstico operado pelo BH Airport. A conexão direta com a capital gaúcha foi inaugurada neste início de setembro, ampliando a oferta de rotas domésticas do terminal internacional mineiro para os passageiros. Com o lançamento, já são oito destinos nacionais, desde 2024: Jacarepaguá (RJ), São José do Rio Preto e Ribeirão Preto (SP), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Divinópolis (MG) e Sorriso (MT). Ao todo, o BH Airport atende a mais de 70 rotas nacionais e internacionais.


Rodrigo Côrtes, COO do BH Airport, diz que a inauguração representa mais uma vitória na missão de conectar Minas a todo Brasil e ao mundo. “Estamos muito felizes em anunciar este voo, que aproxima ainda mais o Sul e o Sudeste, duas regiões tão importantes para o país. É uma rota que fortalece o turismo, estimula os negócios e oferece novas possibilidades de conexão para os passageiros. Belo Horizonte e Porto Alegre têm muito a trocar”, afirma Cortês.


Com duas frequências diárias em aeronaves A320, o voo operado pela LATAM tem capacidade para até 176 passageiros. Às terças e quintas, as partidas de Belo Horizonte acontecem às 5h40 e 20h30. Nos demais dias da semana, os horários são às 7h45 e 20h30. As vendas começaram em maio, e o percurso já nasce como uma alternativa prática para quem viaja a lazer ou a trabalho.


A conexão entre as duas capitais é também um convite ao turismo. De um lado, Belo Horizonte oferece um premiado circuito gastronômico, o acesso às cidades históricas e a experiências únicas como Inhotim. Do outro, Porto Alegre combina tradição cultural com um estilo urbano cosmopolita e serve de porta de entrada para a Serra Gaúcha, destino que atrai visitantes durante todo o ano.


Além do turismo, a rota reforça laços econômicos. Minas Gerais, referência em mineração, energia e agroindústria, passa a ter mais integração com o Rio Grande do Sul, polo de inovação, tecnologia e agronegócio. A aproximação amplia as oportunidades de negócios, investimentos e parcerias entre duas economias fundamentais para o PIB do Brasil.

BH Airport leva solidariedade e inspiração a alunos do Projeto Educacional Ninho
5 de setembro de 2025

BH Airport leva solidariedade e inspiração a alunos do Projeto Educacional Ninho

Cerca de 130 crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Educacional Ninho, em Lagoa Santa, tiveram a oportunidade de viver uma experiência transformadora com os colaboradores voluntários do BH Airport, em um ambiente interativo de entretenimento e conhecimento com a comunidade. O espaço de diálogo aberto nas rodas de conversa foi um destaque na programação e inspirou os jovens a enxergar novos horizontes, destacando temas como diversidade, histórias plurais e profissões relacionadas ao setor aeroportuário.


A iniciativa está alinhada à atuação socialmente responsável do BH Airport e integra o projeto “VOE Leve”, que incentiva práticas de saúde, segurança e bem-estar, estimulando a generosidade como um caminho para proporcionar o equilíbrio entre corpo e mente. Brincadeiras e oficinas promovidas pela ação voluntária, que envolveu aproximadamente 500 pessoas, também fizeram a alegria das crianças beneficiadas pela instituição, que tem como missão promover a mobilidade social por meio da educação e do fortalecimento de famílias e comunidades.


"O Ninho e o BH Airport compartilham o propósito de fazer as pessoas voarem alto. Seguiremos juntos, fortalecendo essa parceria importante para nossa comunidade e motivo de orgulho para o nosso projeto", declara um dos fundadores, Hermes de Freitas, à frente do Ninho em uma iniciativa conjunta com a esposa, Daniela Paulinelli.


Para a head de Comunicação e Marketing do BH Airport, Joelma Fraga, a ação demonstra a atuação do terminal internacional mineiro como agente de transformação social, integrando inclusão e desenvolvimento sustentável. “Foi emocionante ver nossos colaboradores compartilhando talentos, experiências e afeto com as crianças. Um momento de troca verdadeira, que nos encheu de esperança e mostrou o quanto podemos transformar realidades quando estamos juntos. Essa é uma das formas mais bonitas de viver o propósito do BH Airport: encurtar distâncias e conectar destinos”, ressalta.


De acordo com o portal Vorecol (2024), especializado em tendências de voluntariado e impacto social, mais de 70% das empresas brasileiras já têm programas formais de voluntariado, alinhados às pautas de ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Censo Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE, 2023) revelou que mais de 54 mil colaboradores participaram de 15 mil ações, impactando cerca de 1 milhão de pessoas e mobilizando R$ 16 milhões em investimentos.

Segurança em foco: BH Airport alerta sobre incêndios no entorno do terminal
28 de agosto de 2025

Segurança em foco: BH Airport alerta sobre incêndios no entorno do terminal

Um incêndio de grandes proporções registrado no último final de semana, em uma área de vegetação do Parque Estadual Serra Verde, na região de Venda Nova, assustou a população e levantou um sinal de alerta para os riscos de queimadas no vetor norte da capital mineira. Apesar da proximidade, o fogo não afetou as operações do BH Airport, mas o terminal reforça a importância da prevenção neste período seco.

Em 2024, o BH Airport registrou diversos focos de incêndio no sítio aeroportuário, todos controlados pela ação conjunta da Seção Contra Incêndio do terminal e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Em 2025, até o momento, não houve ocorrências graves próximos ao terminal, mas a estiagem exige atenção redobrada e medidas de prevenção por parte de toda a comunidade.

O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, lembra que a prevenção de incêndios é uma tarefa coletiva. Isso porque pequenos descuidos como o descarte inadequado de cigarro ou a queima de lixo podem se transformar em situações graves. Ele também lembra que, além dos impactos ambientais, a fumaça representa risco direto às operações aéreas, comprometendo a visibilidade de pousos e decolagens.

“O BH Airport realiza monitoramento constante por meio do nosso Centro de Operações e Emergência, que inclui câmeras no entorno do terminal e o uso de drones para ampliar a vigilância. Contamos também com uma Seção Contra Incêndio equipada e pronta para atuar sempre que necessário. Além disso, promovemos ações de conscientização junto à sociedade, porque entendemos que a prevenção é uma responsabilidade compartilhada. É fundamental que o trabalho de prevenção seja uma parceria entre o aeroporto e toda a comunidade do entorno”, reforça.

Como prevenir incêndios no entorno do aeroporto?

- Não jogue bitucas de cigarro em áreas com vegetação seca;

- Evite queimar lixo ou entulho, especialmente em terrenos baldios;

- Participe de ações comunitárias de limpeza e conscientização;

- Não solte balões: é crime e pode causar incêndios graves;

- Denuncie queimadas: 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

BH Airport conquista 8ª posição no ranking mundial de pontualidade da Cirium entre aeroportos médios
19 de agosto de 2025

BH Airport conquista 8ª posição no ranking mundial de pontualidade da Cirium entre aeroportos médios

O BH Airport é destaque internacional em pontualidade. Com 84,41% de partidas no horário e 99,81% de voos monitorados, o terminal internacional mineiro acaba de conquistar a 8ª posição no ranking mundial de Desempenho de Pontualidade da Cirium de julho de 2025, entre os aeroportos médios mais pontuais do mundo. O ranking da Cirium é uma referência global, baseado em critérios técnicos e rigorosos de análise de dados de voos, e contribui para a identificação de padrões e melhorias na indústria aérea.

O Gestor de Operações, Segurança e Experiência do Passageiro, Fabiano Reis, comemora a posição no ranking e destaca que o resultado é fruto de um trabalho contínuo que prioriza eficiência operacional. “Diversos esforços estão sendo colocados em prática nesse sentido, seja repensando detalhes da operação, seja no diálogo constante com as companhias aéreas ou na adoção de soluções inovadoras para melhorar o fluxo de passageiros. Tudo isso é feito para garantir uma operação eficiente e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência cada vez melhor para quem embarca e desembarca por aqui”, destaca.

Entre as iniciativas que vêm contribuindo para esses resultados é a implementação de pushbacks coordenados, que diminuem o tempo de taxiamento de aeronaves em solo. Os pushbacks coordenados são movimentos simultâneos de aeronaves em solo, planejados de forma estratégica entre o centro de operações do aeroporto e a Torre de Controle. Essa gestão conjunta permite que múltiplas aeronaves saiam de suas posições ao mesmo tempo em direção à pista, sem comprometer a fluidez e a segurança das operações, mesmo nos horários de pico.

Fluxo de passageiros

Embora seja comum associar a pontualidade apenas à operação das aeronaves, o fluxo de passageiros tem papel fundamental nesse resultado. No BH Airport, soluções voltadas para a agilidade no embarque e desembarque têm contribuído diretamente para melhorar os índices operacionais.

Uma dessas iniciativas é o embarque rápido, um fluxo prioritário voltado para passageiros que levam apenas um item de mão, como uma mala, bolsa ou mochila. A medida agiliza os procedimentos de segurança nos canais de inspeção e tem se mostrado especialmente eficaz em períodos de alta demanda.

Outra inovação é o E-gate, equipamento de checagem eletrônica de passaportes que entrou em operação em agosto. Com ele, o tempo de processamento migratório caiu de 1 minuto e 20 segundos para apenas 15 segundos. A tecnologia representa o que há de mais moderno no mercado internacional. “O e-gate é mais um investimento que contribui para a melhoria contínua da experiência dos nossos passageiros e seguimos atentos às inovações que agreguem valor aos nossos serviços, facilitem a passagem pelo terminal e respeitem o tempo dos nossos viajantes”, afirma Fabiano.

Reconhecimento nacional e internacional

Além do desempenho no ranking da Cirium, o BH Airport também lidera em outras avaliações importantes. No Índice de Qualidade da ANAC (Fator Q), que combina critérios objetivos e a percepção dos passageiros, o terminal obteve o melhor desempenho do Brasil em 2024. Um exemplo concreto desse resultado é o tempo de inspeção: entre janeiro e maio deste ano, 99% dos passageiros passaram pelo canal de inspeção em até cinco minutos.

No cenário internacional, o BH Airport também se destaca como o único aeroporto brasileiro certificado no nível 2 do programa Airport Customer Experience Accreditation, promovido pelo ACI World. Ao todo, apenas 46 aeroportos no mundo possuem essa certificação, sendo 9 na América Latina e somente o BH Airport no Brasil, o que reforça o padrão elevado de qualidade e atendimento oferecido pelo terminal.


Explore o acervo de materiais do BH Airport. Fotos, vídeos, logomarca e muito mais