Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
Releases
Tudo o que acontece no BH Airport
Acesse as principais notícias do terminal internacional mineiro.
Releases
Aqui você encontra o direcionamento para pautas relevantes sobre o universo da aviação e desenvolvimento aeroportuário. Contextualizamos nossas ações com tudo o que acontece no Brasil e no mundo, reforçando nosso compromisso social, com o meio ambiente e sustentabilidade.

BH Airport espera mais de um milhão de passageiros em março
Depois de um Carnaval com circulação histórica de passageiros, o BH Airport se prepara para um março com muito movimento também. A expectativa é que mais de um milhão de pessoas passem pelo terminal, durante todo o mês, o que representa um crescimento de 11% em relação a 2024. Serão cerca de 9.200 pousos e decolagens, um salto de 12% sobre o ano passado. Na comparação com 2019, no período pré-pandêmico, o crescimento é ainda maior: 15% em movimentação de passageiros e 16% em pousos e decolagens, provando a superação desse momento que tanto impactou o setor.
Por conta do Carnaval que incluiu alguns dias no início do mês, março também será marcado por vários voos extras: 197 ao todo com ida e volta de destinos como Porto Seguro, Maceió, Natal e Salvador. O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, destaca que o aumento no volume de passageiros está relacionado à recuperação do segmento no pós-pandemia, mas também ao intenso trabalho do BH Airport na atração de rotas.
“Temos uma equipe dedicada à prospecção de novos voos e atuamos em parceria com o governo para fomentar Minas Gerais como destino. Hoje, conectamos os mineiros a cerca de 70 destinos no Brasil e no mundo, oferecendo uma experiência aeroportuária de alto nível, com segurança e todo o conforto do nosso mix comercial”, afirma.
Entre as novidades de rotas anunciadas nesse início de 2025 está o trajeto BH – Bariloche, que já está com as vendas abertas para voos na temporada de junho a agosto. A operação será pela Azul Linhas Aéreas com aeronaves Airbus A320, que acomodam até 174 passageiros. Ao todo, serão 34 operações, com partidas de Belo Horizonte às quartas-feiras e domingos.
Destinos atendidos em março
O BH Airport oferece cerca de 70 destinos no Brasil e no mundo. Confira as operações ativas em fevereiro:
Voos regionais:
Araxá; Divinópolis; Governador Valadares; Ipatinga; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha.
Voos nacionais:
Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Cabo Frio (RJ); Caldas Novas (GO); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Guarulhos (SP); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Linhares (ES); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Natal (RN); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Parnaíba (PI); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro - GIG (RJ); Rio de Janeiro - RRJ (RJ); Rio de Janeiro - SDU (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São José do Rio Preto (SP); São Paulo - CGH (SP); Sorriso (MT); Teresina (PI); Vitória (ES); Vitória da Conquista (BA).
Voos internacionais:
Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Fort Lauderdale (EUA); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

BH Airport celebra 11 anos de concessão com avanços em infraestrutura, conectividade e sustentabilidade
Em 12 de agosto de 2014 começava uma nova história para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Com a chegada da concessão BH Airport, o terminal mineiro embarcou em uma jornada de transformação que mudou para sempre a experiência de quem embarca e desembarca em Minas Gerais. Onze anos depois, os números confirmam a evolução: recordes de movimentação de passageiros e carga, expansão do mix comercial, mais conectividade e reconhecimentos nacionais e internacionais. Tudo isso conquistado mesmo diante de desafios como a pandemia, o crescimento acelerado pós-período pandêmico, a pressão crescente sobre a infraestrutura e obras herdadas da Copa do Mundo.
Hoje, quem passa pelo aeroporto encontra um dos maiores hubs de conexão do país, com infraestrutura moderna, serviços de excelência e uma malha aérea que conecta Minas Gerais ao mundo. São mais de 100 operações comerciais, entre elas seis salas VIPs — incluindo a Advantage, eleita a melhor do mundo — e uma oferta de destinos que coloca o BH Airport como o segundo maior em rotas domésticas e o terceiro em totais no Brasil. Em 2024, foram 12,3 milhões de passageiros circulando no terminal, número que representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior e supera em quase quatro vezes a média nacional. Já no primeiro semestre de 2025, o terminal recebeu 6,2 milhões de passageiros, alta de 15% sobre o mesmo período de 2024.
Nesses 11 anos a infraestrutura também evoluiu significativamente. Desde o início da concessão, foram investidos cerca de R$ 1,3 bilhão em melhorias, incluindo a construção de um novo terminal de passageiros, que ampliou a capacidade de atendimento de 10 milhões para 32 milhões de pessoas por ano. Em 2025, o BH Airport também realizou diversos investimentos em tecnologia, como a modernização do sistema de atendimento e embarque, que modernizou a infraestrutura utilizada pelas companhias aéreas, além do novo e-gate, equipamento de checagem eletrônica de passaportes que permite a verificação da documentação em segundos.
Este ano, o BH Airport também anunciou um investimento que trará grande avanço para a eficiência da operação e o conforto dos passageiros: a reinauguração do Desembarque 1. Previsto para outubro, o espaço conecta a área restrita, próxima ao portão 2, ao saguão público. O investimento na obra é de cerca de R$ 11 milhões, aporte que foi assumido pela concessionária, mediante compromisso de reembolso da Infraero, que é a responsável financeira pela reforma.
Para o CEO do BH Airport, Daniel Miranda Barbosa, todo esse avanço dos últimos 11 anos é resultado de uma gestão comprometida com a excelência e com o futuro da aviação em Minas Gerais. Ele destaca que o aniversário representa um marco importante, mas é também um ponto de partida para novos desafios e oportunidades. “Celebrar 11 anos é reconhecer o quanto já avançamos e reafirmar que ainda temos espaço para crescer. Transformamos o aeroporto em um dos mais eficientes e acolhedores do país, mas sabemos que para seguir nesse caminho é fundamental concluir as obras que herdamos em 2014 e que são essenciais para mantermos nosso padrão de qualidade e segurança. Vamos continuar trabalhando com foco no passageiro, buscando sempre mais conectividade, inovação e sustentabilidade para Minas Gerais”, afirma.
11 anos de cuidado com o meio ambiente e com as pessoas
A evolução do BH Airport ao longo dos últimos anos também se traduz em responsabilidade socioambiental. Desde o início da concessão, a excelência operacional veio acompanhada de práticas sustentáveis e de impacto social. O terminal é hoje referência nacional, reconhecido pela Anac com o selo Aeroportos Sustentáveis por três anos consecutivos e premiado nas categorias Sociedade (impacto social) e Externalidades (gestão de emissões e de resíduos).
Iniciativas como a parceria com a Ascamare — que já destinou mais de 3,7 mil toneladas de resíduos recicláveis e beneficia diretamente 22 famílias — e os investimentos em energia renovável e frota elétrica mostram que o compromisso com o meio ambiente e com a comunidade está presente em cada etapa da operação. “Acreditamos que crescer com responsabilidade é o único caminho possível. Ao longo desses 11 anos, mostramos que é possível evoluir em infraestrutura, serviços e conectividade sem abrir mão do cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. Esse é o nosso compromisso com Minas Gerais e com o futuro da aviação”, afirma Daniel.

Embarque e desembarque internacional no BH Airport ganham mais agilidade e tecnologia com novo e-gate
A experiência de passageiros em voos internacionais no BH Airport vai ficar mais rápida, eficiente e tecnológica. A partir de hoje (8 de agosto), entra em operação o novo e-gate, equipamento de checagem eletrônica de passaportes que permite a verificação da documentação em segundos. A tecnologia proporciona mais fluidez ao processo migratório, com um sistema moderno que realiza automaticamente todas as etapas de conferência que antes eram feitas manualmente.
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, destaca que o novo investimento reforça o compromisso do aeroporto em oferecer uma jornada cada vez mais ágil e agradável para quem embarca ou desembarca pelo terminal internacional mineiro. “Estamos implementando uma solução que representa o que há de mais atual no mercado internacional, com foco em eficiência sem abrir mão da segurança. O e-gate é mais um investimento que contribui para a melhoria contínua da experiência dos nossos passageiros e seguimos atentos às inovações que agreguem valor aos nossos serviços e facilitem a vida de quem passa por aqui”, destaca.
Delegado Regional Executivo da Polícia Federal em Minas Gerais, Juner Caldeira Barbosa, representando o Superintendente Regional da Polícia Federal de Minas Gerais,destaca que a modernização reforça a presença institucional da Polícia Federal em um dos principais terminais aeroportuários do país. “A sólida parceria entre a Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais e a administradora aeroportuária BH Airport tem gerado resultados significativos e hoje celebramos mais um importante avanço. O e-gate trará inúmeros benefícios aos usuários e a todos os profissionais envolvidos na prestação do serviço migratório”, afirma.
O e-gate poderá ser utilizado por passageiros com passaporte eletrônico a partir de 18 anos de idade (embarque) e 12 anos (desembarque). O sistema vai coexistir com o atendimento presencial realizado pela Polícia Federal, que segue ativo para estrangeiros, menores, passageiros que apresentem qualquer inconsistência na leitura automatizada ou que precisem de atendimento específico.
Para utilizar o novo equipamento, basta posicionar o passaporte na leitora, seguir as orientações visuais e passar pela verificação facial. Em poucos segundos, o processo é concluído. Para que a leitura facial funcione corretamente, é importante que o rosto esteja visível no momento do embarque. Por isso, é importante que os passageiros evitem o uso de óculos escuros, bonés, chapéus ou qualquer acessório que cubra parte do rosto durante o processo. Assim, o reconhecimento é feito de forma rápida e segura, garantindo uma experiência mais fluida e eficiente para todos.

BH Airport bate novos recordes com movimentação de passageiros acima da média nacional e evolução em carga
O setor aéreo brasileiro acelerou no primeiro semestre de 2025, registrando um crescimento de 10% na movimentação de passageiros em relação ao mesmo período do ano anterior. No BH Airport, o avanço foi ainda mais expressivo: 6,2 milhões de passageiros circularam pelo terminal entre janeiro e junho, um salto de quase 15% sobre 2024. O número de pousos e decolagens também cresceu, com aproximadamente 57 mil operações, alta de 11% comparada ao primeiro semestre do ano passado.
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, destaca que o crescimento é fruto de dois pilares: a retomada gradual da economia e o trabalho estratégico realizado pelo terminal internacional mineiro nos últimos anos. Segundo ele, os impactos da pandemia foram profundos e exigiram tempo de recuperação em toda a cadeia do turismo, mas o cenário atual já permite avanços consistentes.
“Vivemos um ciclo de reconstrução, impulsionado tanto pela melhora econômica quanto pelo nosso compromisso em oferecer cada vez mais conectividade. Ao mesmo tempo em que superamos os números do período pré-pandemia, investimos de forma contínua em infraestrutura, eficiência operacional e experiências que tornam o BH Airport mais atrativo e funcional para quem embarca e desembarca”, afirma.
No acumulado do semestre, os destinos nacionais mais procurados foram São Paulo, Brasília, Campinas e Rio de Janeiro. Já entre as rotas internacionais com maior demanda, destaque para Portugal, Panamá e Estados Unidos. O destino com maior volume de voos extras foi Porto Seguro, que segue como escolha frequente dos passageiros em períodos de feriados prolongados e férias escolares.
Entre as novidades do primeiro trimestre está o lançamento da rota BH – Bariloche. Operados pela Azul Linhas Aéreas com aeronaves Airbus A320, que acomodam até 174 passageiros, os voos estão com passagens à venda desde fevereiro. Ao todo, serão 34 operações, com partidas de Belo Horizonte às quartas-feiras e domingos, durante a temporada de junho a agosto.
Logística também segue em alta
Além do avanço na movimentação de passageiros, o Hub Logístico Multimodal do BH Airport também apresentou desempenho expressivo no primeiro semestre. Entre janeiro e junho de 2025, foram movimentadas 10,6 mil toneladas de carga - somando operações de importação e exportação — o que representa um crescimento de 18% em comparação ao mesmo período de 2024.
Além disso, o valor das cargas que passaram pelo terminal também aumentou significativamente. Se no primeiro semestre de 2024 elas representavam cerca de R$7,6 bilhões, nos primeiros seis meses de 2025 esse valor subiu para R$ 9,6 bilhões, um salto de 26%, que evidencia o potencial do terminal para movimentação de carga de alto valor agregado.
O Gestor Comercial do BH Airport, Geovane Medina, ressalta que o hub tem sido impulsionado pela criação de soluções personalizadas voltadas às demandas do mercado. Segundo ele, o lançamento de produtos inovadores tem fortalecido a atuação logística do aeroporto. “Estamos atentos às necessidades dos importadores e seguimos expandindo nossas soluções com foco em competitividade e eficiência. Um exemplo é a nova rota rodoviária internacional que conecta o Brasil à América do Sul por terra e que oferece condições exclusivas e tarifas atrativas, abrindo novas possibilidades para empresas que operam com o continente sul-americano”, afirma.
O Hub Logístico Multimodal do BH é o único recinto alfandegado de Minas Gerais com fiscalização disponível 24 horas. São 12 mil m² de área alfandegada, 300 m² de armazém de cargas perigosas; 3.131 m² de câmaras frias com setup personalizado de -18°C a +22°C e qualificação térmica; e 11 posições para estacionamento de aeronaves cargueiras.
O terminal recebe cargas de diversos países no mundo e, entre os países de origem mais representativos estão Estados Unidos, China, Alemanha, Itália, Holanda e França. Entre os setores com maior demanda estão Ciência da Vida, com cargas como vacinas e medicamentos, Mineração e Automotivo. Em 2024, o terminal recebeu mais de 30 mil operações de importação de cargas, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.