Aeroporto Internacional de Belo Horizonte apresenta operação especial para a Copa América Brasil 2019

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte preparou uma operação especial para receber, em Minas Gerais, atletas, autoridades do futebol, profissionais de imprensa e torcedores, durante o período de realização da Copa América Brasil 2019. A expectativa é que a movimentação de passageiros no Aeroporto, entre 13/6 e 14/7 deste ano cresça 12%, em relação ao mesmo período do ano passado e atinja 821,9 mil passageiros.

O Estado terá presença importante no calendário oficial da 46ª edição Copa América Brasil 2019, que volta ser realizada no País depois de 30 anos. Entre os dias 14 de junho e 7 de julho, estão previstas cinco partidas de futebol, sendo quatro jogos na primeira fase (confira o calendário abaixo) e um jogo na semifinal. Todos os jogos serão realizados no estádio Mineirão, localizado a 34 km do Aeroporto.

As delegações chegarão à capital mineira sempre três dias antes da data da realização dos jogos. As chegadas e partidas das delegações no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte terá um fluxo especial de deslocamento através do Terminal de Aviação Geral - TAG (antigo Terminal 3) estabelecido junto ao Comitê Organizador Local.

O planejamento da operação especial montada pela concessionária BH Airport envolveu aproximadamente 150 colaboradores das áreas de Atendimento, Operações e Segurança do Aeroporto, além de um total de 40 horas de reuniões de planejamento, simulados e treinamentos.

A expectativa é que a movimentação durante os jogos seja, em média, de 32,8 mil passageiros por dia, entre os dias 13 de junho e 07 de julho. O torneio contará com a participação de dez seleções associadas à Confederação Sul Americana de Futebol (Conmebol) e suas convidadas.

Esquema de segurança

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte contará um Plano Específico de Segurança para o evento. O plano foi elaborado em conjunto com os órgãos federais, estaduais e municipais, por meio de reuniões de planejamento de cidade sede pela Comissão de Segurança para a Copa América 2019 junto à Secretaria de Estado de Segurança Público e o Subcomitê Técnico de Operações Especiais da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (CONAERO).

A Polícia Federal é responsável por supervisionar, para efeito de segurança aeroportuária e proteção da aviação civil, o acesso de pessoas, veículos, unidades de cargas e mercadorias de modo a garantir a aplicação do Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil (PNAVSEC). 


Guia do Viajante

Para orientar os turistas brasileiros e estrangeiros que vierem à capital mineira, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) elaborou um guia com as principais orientações e recomendações relacionadas à saúde, que podem ser consultadas pelo site saúde.mg.gov.br 

Calendário dos jogos - Copa América Brasil 2019

Data

Jogo

Horário

16/6 (domingo)

Uruguai X Equador

19h

19/6 (quarta-feira)

Argentina X Paraguai

21h30

22/6 (sábado)

Bolívia X Venezuela

16h

24/6 (segunda-feira)

Equador X Japão

20h

2/7 (terça-feira)

Semifinal

21h30