Felipe 'YoDa', lança oficialmente o projeto social 'YoGamers do Bem' no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

Projeto de voluntariado criado pelo maior streamer brasileiro propõe ações educacionais envolvendo o mundo gamer. Projeto tem parceria da BH Airport, Fundação Cultural Chico Xavier e prefeituras municipais

 

Cerca de 80 alunos de escolas municipais de cidades vizinhas Ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foram selecionados para participar, pela primeira vez, do projeto 'YoGamers do Bem', que propõe a inclusão e a transformação social, por meio da tecnologia e da inserção no mundo dos games. A primeira sala gamers YGB foi inaugurada no antigo Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), na última quinta-feira (25 de abril).

O projeto de voluntariado "YoGamers do Bem" foi criado por Felipe 'YoDa', atleta de eSports e o maior streamer brasileiro, por meio da empresa SehLoiro . O programa dos cursos prevê uma série de atividades lúdicas para desenvolver o potencial dos alunos, por meio do trabalho em equipe, raciocínio lógico e a apresentação dos estudantes ao universo do mundo dos games.

"Assim como o game transformou minha vida, quero fazer o mesmo pela vida das pessoas. Mais do que tudo, o game traz consigo aspectos que ajudam no desenvolvimento das pessoas, como estratégia, concentração e resiliência para chegar às próximas fases. A inclusão que o game proporciona, permite a socialização entre toda comunidade de diversas partes do mundo" destaca YoDa, CEO da SehLoiro.

A sala gamers YGB instalada no Aeroporto é fruto de parceria firmada entre a SehLoiro, a Fundação Cultural Chico Xavier, a BH Airport (concessionária do Aeroporto), além das secretarias de Educação e Cultura dos municípios de Pedro Leopoldo, Lagoa Santa e Confins.

Para Adriana Noronha, sócia da SehLoiro, o projeto pretende oferecer oportunidades e inclusão social de crianças e jovens com o envolvimento de toda a comunidade.

"O YGB é o projeto da alma da SehLoiro e materializa o sonho do YoDa de oferecer oportunidades para quem ama jogar. Realizamos uma seletiva para a formação do grupo de pesquisa, com 712 participantes e selecionamos 10 voluntários entre fãs, streamers, jogadores, psicólogos, engenheiros, publicitários, tecnólogos, entre outros. São pessoas que querem fazer parte dessa história e que nos ajudarão a construir o futuro do projeto por todo Brasil. Estamos apenas começando", diz ela.

Do total de alunos da primeira turma estão estudantes de Pedro Leopoldo (40), Confins (20) e Lagoa Santa (20), com idades a partir de dez anos, que vão participar dos cursos, em atividades extracurriculares depois do horário escolar. O programa será oferecido em grupos de 10 (dez alunos), com duas aulas por semana, em uma carga horária total de 8 (oito) horas semanais, compreendidas em horários pré-estabelecidos.

"O apoio ao projeto YoGamers do Bem é uma oportunidade inédita para promover a iniciação de jovens estudantes ao mundo gamer e gerar conhecimento sobre esse universo que já se transformou em um esporte profissional, reconhecido mundialmente. Esta iniciativa também faz parte da nossa estratégia de oferecer a estrutura do melhor aeroporto da América Latina e Caribe, de acordo com o Prêmio ASQ 2018 do ACI World, como um espaço de lazer e entretenimento", diz Marcos Brandão, diretor-presidente da concessionária BH Airport.

A SehLoiro será responsável por promover encontros de capacitação, dirigidos pelo grupo de pesquisa YGB, formado pelos próprios fãs do YoDa. Segundo a empresa, parte dos recursos obtidos com o licenciamento de uma das marcas da empresa, o personagem YoDinha será utilizada para manter o trabalho do projeto YGB em todo o Brasil. O personagem será também o mascote do projeto. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte cederá o espaço, estrutura para que o projeto seja colocado em prática com segurança e inovação.

"Para a Fundação é extremamente gratificante participar da implantação da cultura geek na nossa região e importante, juntamente com os parceiros, promover esta experiência para as 80 crianças selecionadas", diz John Harley Madureira Marques, presidente da Fundação Chico Xavier.

Responsabilidade social

As ações da SehLoiro surgiram em 2015 como uma prática corporativa voltada à colaboração em projetos sociais. Entre as iniciativas já realizadas pela YGB, estão a campanha de Natal para a ONG Cotic que recebeu crianças com câncer (em 2015); a campanha para a compra das próteses de lâminas de Felipe Lima e a ação de Natal da ONG "Sonhar Acordado", que atua em vários Estados do Brasil e que atendeu 3 mil crianças (2016). Em 2017, as doações arrecadadas durante o ano nas streams do canal do YoDa, beneficiou a Casa da Vovó Nadir, ONG Perus- SP / unidade Casa Verde, que atende mais de 970 crianças. O projeto YGB foi anunciado no programa YoTalkshow da CCXP.