BH recebe o 2º Festival do Queijo Minas Artesanal neste final de semana

Belo Horizonte, maio de 2018 - Belo Horizonte recebe, durante o próximo final de semana, o único Festival do país voltado exclusivamente para o Queijo Minas Artesanal, produzido a partir do leite cru. A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de BH, apoia a iniciativa, que fortalece a identidade e valoriza o melhor da gastronomia produzida em Minas. O 2º Festival de Queijo Minas Artesanal será realizado de 18 a 20 de maio, na Serraria Souza Pinto, no centro de Belo Horizonte.

A importância da produção de queijo para o Estado já ganhou destaque no Aeroporto desde 2016, quando foi inaugurada  a Praça Mineira, um espaço especialmente criado para permitir aos passageiros e visitantes vivenciar uma experiência inédita em aeroportos brasileiros, além de valorizar a cultura e oferecer produtos tradicionais de Minas, selecionados pela origem, qualidade e história.

Regiões produtoras

O 2º Festival de Queijo Minas Artesanal terá espaço dedicado às principais regiões produtoras do Estado, que incluem Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.

A fabricação do produto foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente, cerca de 300 produtores são cadastrados no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com certificação para comercializar os produtos em Minas Gerais.

Esta segunda edição do Festival terá infraestrutura maior para receber, com conforto e praticidade, produtores, especialistas, profissionais da gastronomia e amantes da iguaria. Os visitantes poderão degustar e comprar os produtos.

Renomados chefs da capital, como Caetano Sobrinho, Edson Puiati, Eduardo Maya, Flávio Trombino, Guilherme Melo, Jaime Solares, Mario Santiago e Lucas Parizzi vão preparar receitas especiais elaboradas com o Queijo Minas Artesanal de leite cru de cada região.

O evento contará também com a oferta de cervejas artesanais, vinhos, cachaças, cafés, mel e azeites mineiros, que harmonizam com os queijos. Paralelamente ao evento, serão realizadas oficinas de conservação, harmonização e degustação de queijos. O evento também contará com Espaço Kids.

O Festival é promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Mais informações no site: www.festivalqma.com.br e nas redes sociais do evento (Facebook e Instagram).