BH Airport Cargo participa da maior feira de logística de cargas da América Latina

Abertura da Intermodal South America foi realizada nesta terça-feira, em São Paulo

Belo Horizonte, março de 2018 - Aberta nesta terça-feira (13), a 24ª edição da Intermodal South America, no São Paulo Expo, em São Paulo.  Durante a abertura da feira, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, lembrou que o setor aeroportuário no Brasil, que já passou por três rodadas de concessões nos últimos anos, chegou a enfrentar 19 meses consecutivos de queda na movimentação de passageiros durante a crise econômica do País. "Depois dessa crise, já estamos no 11º mês seguido de aumento na movimentação tanto de passageiros quanto de cargas e com viés de crescimento sustentado. Não tenho dúvidas que o Brasil vai dar um grande salto na logística de cargas", afirmou.

O ministro anunciou que o governo federal deve apresentar nas próximas semanas o primeiro esboço do Plano Nacional de Logística, mapeando os investimentos públicos e privados, "para que o Brasil possa vencer os grandes gargalos que a infraestrutura do País ainda apresenta". A Intermodal South America é considerada o maior evento para setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina e será realizada até o dia 15 de março.

A BH Airport Cargo, área de logística de Cargas da BH Airport (concessionária do Aeroporto Internacional de BH), marca presença na feira, em parceria com os Portos Secos de Varginha e do Triângulo Mineiro, além da Usifast. A Intermodal possibilita o intercâmbio de informações e a realização de rodadas de negócios com operadores logísticos, tradings, importadores, exportadores e companhias aéreas. A expectativa dos organizadores do evento que a Intermodal supere o número de visitantes registrado na edição passada, que atraiu 33 mil profissionais. 

Nova configuração da BH Airport Cargo

O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de BH conta com nova configuração depois de uma série de investimentos realizados pela BH Airport que incluíram a expansão em 100% na área de exportação e 40% na área de importação; a instalação de duas novas câmaras refrigeradas além das duas já existentes, que ampliaram a capacidade de armazenagem para 3.350 m³; nova área para cargas domésticas, que permite sinergia entre as operações internacionais e nacionais, além de um prédio anexo exclusivo para sediar todos os órgãos anuentes e duas novas portarias com rigoroso controle de acesso e segurança 24 horas para a movimentação de cargas internacionais e domésticas.

Estes investimentos capacitam a BH Airport a obter a certificação OEA (Operador Econômico Autorizado) com benefícios para todos os envolvidos da cadeia logística. A área de logística de cargas da BH Airport já está na fase final de certificação deste programa, desenvolvido pela Receita Federal, e que vai agilizar o processo de exportação além de aprimorar os processos de segurança alfandegários.


Crescimento

Em 2017, a BH Airport Cargo registrou em relação ao ano anterior um crescimento de 18,7% no volume de cargas domésticas transportadas pelo Aeroporto Internacional de BH, que atingiu 13,8 mil toneladas. Na movimentação de cargas internacionais, o crescimento foi de 2%, em comparação com 2016, totalizando9,4 mil toneladas de cargas transportadas, principalmente pelos setores de fármacos, biotecnologia e Ciências da Vida (FBCV), com 22% de participação, eletrônicos (14%), aeroespacial (11%), automotivo (9%), mineração (8%), ferroviário (4%) e diversos (33%).


Vantagens competitivas

Todo o planejamento da BH Airport Cargo é voltado à consolidação do Aeroporto como um importante centro de distribuição de voos (hub) de cargas áreas, principalmente de produtos de alto valor agregado dos setores eletrônico, farmacêutico, aeroespacial, peças automotivas, entre outros.

Por meio de uma das principais vantagens competitivas do Aeroporto, a sua localização estratégica no país, a BH Airport Cargo fortalece a conectividade entre municípios do interior de Minas e de Belo Horizonte aos diversos destinos no Brasil e no exterior e consolida, assim, o Aeroporto Internacional de BH como um grande hub de cargas aéreas.

Entre os diferenciais da BH Airport Cargo está a agilidade na liberação de cargas, em aproximadamente 24 horas, considerando cargas em canal verde, que representam 95% a 97% das importações e exportações. Além disso, o prazo de liberação pelos órgãos anuentes, considerado decisivo para as empresas que demandam agilidade no recebimento de mercadorias, vem sendo continuamente reduzido. A média hoje é de 2 a 7 dias - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 1 a 5 dias - Receita Federal e 2 a 5 horas - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Principais números da BH Airport Cargo

  • Área total de 12 mil m²
  • Armazém de carga perigosa: 300 m²
  • Câmaras Refrigeradas - Capacidade total de 3.350 m³, com setup personalizado de -20°C a 25°C
  • 11 posições de pátio para estacionamento de Aeronaves.
  • Capacidade total do Terminal de Cargas - 30 mil ton/ano