ENCANTE-SE COM A RIQUEZA CULTURAL E NATURAL DE MINAS GERAIS

A

Aquário da Bacia do Rio São Francisco - FZB-BH

Um cantinho repleto de peixes nativos e exóticos das águas do São Francisco, marcado por toda a riqueza cultural de um dos rios mais importantes do país, assim é o Aquário da Prefeitura. São 22 tanques com as espécies típicas da Bacia, além de um segundo piso onde é possível observar os peixes por cima, fazendo com que os visitantes se sintam como se estivessem às margens do rio.

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 8000

Regional / Bairro: Pampulha, Pampulha

Telefone: +55 31 3277-8489

http://www.pbh.gov.br/fundacaozoobotanica

B

Basílica Nossa Senhora de Lourdes

Em 1922, com a obra ainda inacabada, os fieis celebraram junto ao bispo Dom Cabral a primeira missa da Igreja de Lourdes. Menos de um ano depois, em 19 de março de 1923, a igreja era elevada à categoria de paróquia. Seu primeiro pároco foi o Padre Sebastião Pujol. Em 1958 aconteceu a solenidade de sagração da Igreja de Lourdes, elevada, por ato do Papa Pio XII, à categoria de Basílica. Com arquitetura predominantemente neogótica, o prédio da Basílica de Lourdes é composto por tantos detalhes que só podem ser notados se olhados de perto. Na parte externa, na fachada frontal, sete imagens feitas em cimento sustentam os outros detalhes na parte superior, como a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, ao centro. O projeto arquitetônico, em estilo neogótico, chegou a receber algumas adaptações, como o acréscimo da torre em 1929-1930, entretanto manteve a predominância desse estilo. A igreja possui também um órgão de 400 tubos. Sua fachada lateral fascina por inúmeras torres góticas, misturando nas paisagens de arranha-céus.

Endereço: Rua da Bahia, 1596

Regional / Bairro: Centro-sul, Lourdes

Telefone: +55 31 3213-4656

http://www.basilicadelourdes.com.br

C

Casa Fernão Dias - Parque Estadual do Sumidouro

Aberta à visitação, a Casa Fernão Dias é um Patrimônio Cultural tombado pelo IEPHA - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico. Completamente restaurada, a casa teve sua estrutura de adobe e pau a pique demonstrada em quadro na parede conforme as características originais da época. Atrás da casa foi construído um anexo, onde funcionam áreas de apoio administrativo e à visitação ao Circuito Sumidouro. Ao visitá-la o turista vai conhecer a história do bandeirante Fernão Dias, que por alguns anos se instalou na região com sua tropa em busca de ouro e pedras preciosas. Vai conhecer também um pouco das riquezas arqueológicas e naturais que pertencem à região.

Endereço: Praça Fernão Dias,10 Distrito de Quinta do Sumidouro

Regional / Bairro: Entorno do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

Telefone: +55 31 3661-8122

http://www.pesumidouro.blogspot.com.br/

Casa Kubitschek - JK

Projetada em 1943 para ser residência de fim de semana para o então prefeito de Belo Horizonte Juscelino Kubitschek, segue o mesmo estilo do Iate Tênis Clube, com telhado em asa-de-borboleta e planos inclinados, configurando tipologia característica da arquitetura brasileira dos anos 50, modernismo. Os jardins e o pomar são de Burle Marx. A casa se mantém como o projeto original, pois as reformas que foram feitas tiveram assistência direta do arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto original.

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4188

Regional / Bairro: Pampulha, Pampulha

Telefone: +55 31 3277-1586

E-mail: ck.fmc@pbh.gov.br

Centro de Arte Contemporânea e Fotografia

Antes como Instituto Moreira Salles, iniciou suas atividades em setembro de 1997 em Belo Horizonte, num prédio localizado no centro da cidade e tombado pelo Patrimônio Histórico do Município em 1994. Inaugurado em 1925 para abrigar as dependências do Ban

Endereço: Rua Afonso Pena, 737

Regional / Bairro: Centro-sul, Centro

Telefone: +55 31 3222-6917

E-mail: rodrigo.paixao@palaciodasartes.com.br

http://www.fcs.mg.gov.br

Centro de Referência da Moda - CRModa

Um dos poucos exemplares da arquitetura neogótica de inspiração portuguesa em Belo Horizonte, o edifício foi construído em 1914. Com rica decoração externa e interna, foi tombado e revitalizado em 1997 para ser espaço cultural.

Endereço: Rua Bahia, 1149 Centro de Cultura de Belo Horizonte

Regional / Bairro: Centro-sul, Centro

Telefone: +55 31 3277-4384

E-mail: ccbh.crmoda.fmc@pbh.gov.br

http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br/

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Um belo local para aprender um pouco sobre a história da capital de Minas. O circuito foi implantado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a iniciativa privada, para oferecer à população espaços de conhecimento, arte e cultura. Como resultado, a população ganhou um rico conjunto com equipamentos culturais. Cada prédio, que antes era utilizado por Secretarias de Estado, foi transformado em um espaço cultural aberto à visitação.

Endereço: Praça da Liberdade, s/n°

Regional / Bairro: Centro-sul, Funcionários

Telefone: +55 31 3272-9584

www.circuitoculturalliberdade.com.br

Comida di Boteco

O Comida di Boteco é o maior concurso de cozinha de raiz do Brasil e acontece, simultaneamente, em 20 cidades.

Endereço: Vários estabelecimentos de Belo Horizonte e em mais 19 cidades do Brasil.

http://www.comidadibuteco.com.br/

Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha

Formado pela Igreja de São Francisco de Assis, Museu de Arte, Casa do Baile e Iate Tênis Clube, o moderno conjunto arquitetônico nasceu na década de 40. Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, convidou Oscar Niemeyer para projetar os prédios. Mais recentemente, outros atrativos foram incorporados ao complexo, como por exemplo, o Mineirão, Mineirinho, Parque Ecológico da Pampulha e o Aquário da Bacia do Rio São Francisco.

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima

Regional / Bairro: Pampulha, Pampulha

E

Edifício Niemeyer

O edifício Niemeyer de utilização residencial foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1954 e concluído em 1960, no local onde existia antes o Palacete Dolabela e é um dos marcos da arquitetura moderna no Brasil. O edifício é absolutamente inovador não apenas por suas formas curvas que criam espaços internos de grande riqueza nos apartamentos que abriga, mas também pela surpreendente fachada em brises horizontais que reforça o movimento de curvas e o ritmo vertical. Além disso, as vedações opacas recebem revestimento de peças artísticas, marcando a integração com as artes plásticas almejada pelo arquiteto.

Endereço: Praça da Liberdade, 1