Linha do tempo

PASSADO

A história do Aeroporto Internacional Tancredo Neves começa nos anos 1970. À época, a capital mineira contava apenas com o Aeroporto da Pampulha, construído em 1933 e que já operava com limitações operacionais. A demanda por um aeroporto de nível internacional levou o Ministério da Aeronáutica, em parceria com o Governo do Estado, a iniciar os estudos de viabilidade técnica para a construção do "Aeroporto Metropolitano de Belo Horizonte".

A conclusão dos estudos realizados indicou uma área localizada nos municípios de Lagoa Santa/Confins, como a mais recomendada para receber o novo empreendimento por contar com excepcionais condições meteorológicas e topográficas.

 

location

DÉCADA DE 1970

1978

O governador Aureliano Chaves publica o Decreto Nº 19.273, que declara de utilidade pública áreas necessárias à implantação do "Aeroporto Metropolitano de Belo Horizonte".

location

DÉCADA DE 1980

1980

O aeroporto que os mineiros tanto sonhavam torna-se realidade.

Iniciam-se as obras do Aeroporto de Confins pelo Consórcio Andrade Gutierrez-Mendes Júnior.

location

DÉCADA DE 1980

1982

Em 15 de julho, a pista é inaugurada com o pouso do avião Bandeirante, trazendo do Aeroporto da Pampulha o governador Francelino Pereira, e os ministros Eliseu Resende, dos Transportes, e Délio Jardim de Mattos, da Aeronáutica.

location

DÉCADA DE 1980

1982

Em 10 de novembro, o primeiro voo comercial, da extinta companhia aérea Vasp, pousa em Confins proveniente de São Paulo.

location

DÉCADA DE 1980

1983

Às 10h30 do dia 25 de março, o Aeroporto recebe seu primeiro voo internacional de carga aérea. O Boeing 707-323C da Varig, procedente de Roma, traz a bordo 35 toneladas de equipamentos importados da Itália destinados ao "novo" aeroporto.

location

DÉCADA DE 1980

1984

O Aeroporto recebe o primeiro voo regular de passageiros. O Boeing 737 da extinta Vasp transportou passageiros de Belo Horizonte para Brasília e conexões para Goiânia e Cuiabá.

Em Março o Aeroporto é inaugurado oficialmente.

Em Julho é realizado o primeiro voo internacional, da extinta Varig, sem escalas, com destino a Miami.

location

DÉCADA DE 1980

1986

Por meio da lei Federal Nº 7.534, passa a se chamar Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

location

DÉCADA DE 1990

1990

Iniciam-se as rotas regulares internacionais.

Inaugurada a primeira ligação internacional regular.

A Lloyd Aéreo Boliviano inicia as operações com um voo entre Belo Horizonte e Santa Cruz da La Sierra.

1993

A companhia área uruguaia Pluna inaugura a rota Montevidéu - Belo Horizonte.

location

DÉCADA DE 1990

1994

Iniciada pela American Airlines a rota Miami - Guarulhos - BH.

location

DÉCADA DE 1990

1995

A United Airlines lança a primeira rota regular sem escalas entre Belo Horizonte e os Estados Unidos: BH - Miami.

location

DÉCADA DE 2000

2000

O Aeroporto recebe os voos transferidos do Aeroporto da Pampulha e inicia seu ciclo de crescimento.

2005

O Aeroporto começa a receber os novos voos da GOL, TAM, Varig e OceanAir.

location

DÉCADA DE 2000

2006

A Gol inaugura na área do Aeroporto seu Centro de Manutenção de Aeronaves - o maior e mais avançado complexo tecnológico do gênero na América Latina.

TAM e GOL inauguram rotas internacionais para Buenos Aires, com escalas em São Paulo e Rio de Janeiro.

location

DÉCADA DE 2000

2007

O Aeroporto ultrapassa a movimentação de 2 milhões de passageiros.

location

DÉCADA DE 2000

2008

A TAP inicia a rota BH - Lisboa.

A Copa Airlines inicia a rota BH - Panamá.

location

DÉCADA DE 2010

2010

Azul, Trip e Webjet inauguram voos para Belém, Porto Velho, Manaus, Rio Branco, Ribeirão Preto, Navegantes, além de outros destinos nunca antes operados a partir de Belo Horizonte, como Fortaleza, Maceió e Porto Alegre.

location

DÉCADA DE 2010

2013

O grupo Aerolíneas Argentinas inicia a operação de voo diário para Buenos.

O Governo Federal promove o leilão para a concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. O consórcio AeroBrasil, composto pelo grupo CCR, Munich Airport e Zurich Airport, foi o vencedor.

PRESENTE

location

DÉCADA DE 2010

2014

7 de Abril - Nasce a BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. O Aeroporto é oficialmente concedido à iniciativa privada. A concessionária, formada pelo grupo CCR, Zurich Airport e Infraero, assina contrato de concessão para ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto por 30 anos.

7 de Maio a 1º de Junho - Estágio 1 da Transição da Operação. A concessionária lança e executa os Planos de Ações Imediatas e de Transição Operacional

2 de Junho a 11 de Agosto - Estágio 2 da Transição da Operação. A concessionária começa a acompanhar a gestão da Infraero, ainda responsável pela operação e gestão das receitas e despesas.

location

DÉCADA DE 2010

2014

11 de Agosto - É apresentado o Plano de Melhorias da Infraestrutura (PMI).

12 de Agosto a 11 de Janeiro de 2015 - Estágio 3 da Transição, a Operação Assistida. A Concessionária assume a operação, a gestão de receitas e despesas, e a Infraero disponibiliza seus colaboradores à BH Airport.

location

DÉCADA DE 2010

2014

Setembro de 2014 - O Aeroporto Internacional Tancredo Neves vence as categorias Controle Migratório e Voto Popular "Apoio ao Turista", do Prêmio Boa Viagem Copa do Mundo Fifa 2014, promovido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República.

location

DÉCADA DE 2010

2015

12 de Janeiro - A BH Airport assume integralmente a gestão e a operação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

8 de Abril - O Aeroporto Internacional Tancredo Neves foi o vencedor na categoria "Serviço Público mais eficiente" no prêmio "Aeroportos + Brasil - quem escolhe é o passageiro", promovido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República.

location

DÉCADA DE 2010

2015

Janeiro a Julho - A BH Airport realiza diversas melhorias na infraestrutura do aeroporto e aumenta o mix de lojas e serviços.

location

DÉCADA DE 2010

2015

Agosto: Os voos internacionais são transferidos para o Terminal 3.

location

DÉCADA DE 2010

2015

Setembro: A BH Airport inicia as obras de seu principal projeto de curto prazo. O Terminal de Passageiros 2, que se integrará ao Terminal principal e irá dobrar a capacidade do Aeroporto para 22 milhões de passageiros por ano.

location

2016

A BH Airport, inaugurou no dia 6 de dezembro seu novo Terminal de Passageiros, que passou a oferecer infraestrutura capaz de atrair novos voos, tanto domésticos como internacionais, e elevou a qualidade de atendimento aos passageiros, com mais espaço, conforto e novas opções de serviços. O Aeroporto Internacional de BH passou a ter capacidade para processar 22 milhões de passageiros por ano.

FUTURO

location

2020

Entrega da segunda pista, com 2.500 m de extensão.

Construção de pistas de rolamento e vias de serviço, e do viaduto conectando as duas pistas.